Escadas são elementos elementos funcionais de uma construção, que podem ser muito bem aproveitadas como elemento estético na composição da arquitetura. E a chamada escada flutuante é um ótimo modelo para se utilizar.
É uma escada cujos degraus são separados um do outro e ficam ancorados apenas por uma lateral. Essa disposição espacial, aliado ao contraste de materiais de revestimento da escada e parede adjacente, proporciona à escada um efeito de flutuação. A instalação de iluminação pode aumentar ainda mais este efeito.
Estruturalmente ela pode ser confeccionada em concreto armado, estrutura metálica ou até madeira.
Seguem imagens da execução de uma escada flutuante em concreto armado, projetada e acompanhada pelo nosso escritório em Itapoá - SC.
Sua execução requer atenção e cuidados, sobretudo com a armação de aço específica para ela, a confecção das formas e a concretagem. Deve se dar atenção, também, quanto à cobertura do concreto sobre o aço (tendo em vista a espessura do degrau) para garantir sua conservação, sobretudo em locais próximos ao litoral, como no caso desta obra em questão.
Pode haver uma maior taxa de armadura que a encareça, porém a quantidade de concreto é menor.
Em comparação com outras escadas de maior complexidade executiva, tal como a escada plissada ou a escada vazada com viga central, por exemplo, a flutuante tende a ser mais barata e simples em termos de execução, dependendo da sua disposição e de outras circunstâncias. A economia se dá também na questão de revestimento, por ter menos área de cobertura nos degraus.
Seguem imagens de outras escadas:
Da esquerda pra direita: escada plissada, escada vazada com viga central, e escada helicoidal.